As Jornadas



 
1ª Jornada
05/05/2018 - Livraria Barata - Lisboa


Diana Barbosa
"Como Pensar Como um Cientista"










João Lourenço Monteiro
"Uma Vida à volta de Livros de Ciência"











Armando Brito de Sá
"Os Perigos e Consequências da Pseudociência na Saúde"














Vídeos: Duarte Lopes






2ª Jornada
14/07/2018 - Livraria Barata - Lisboa


Nuno Lobo Antunes
""Medicação na Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção: Mitos e Pseudociência"














Filipe Magalhães Ramos
"Antidepressivos: Mitos e Pseudociência"





Diana Barbosa é natural do Porto. Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto com pós-graduação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva pela Universidade de Valência; actualmente mestranda em Comunicação de Ciência na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Comunicadora de ciência. Apaixonada pelo estudo da evolução e pela promoção do conhecimento científico.
Co-fundadora da COMCEPT.


João Lourenço Monteiro é natural de Lisboa. Licenciado em Biologia e mestre em Biologia do Desenvolvimento pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, actualmente a desenvolver o doutoramento em História da Ciência pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade
Nova de Lisboa. Dedica-se à comunicação de ciência com o intuito de tornar o conhecimento científico acessível a um maior número de pessoas.

Co-fundador da COMCEPT.

Especialista em medicina geral e familiar e médico de família na margem Sul do Tejo, mestre em Gestão em Saúde e doutorado em Clínica Geral e Medicina Comunitária pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Foi Assistente Convidado e Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. É Consultor da Direção Geral da Saúde. Tem servido em cargos na Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e outras organizações, nacionais e estrangeiras, incluindo a Organização Mundial dos Médicos de Família, Banco Mundial e Organização Mundial de Saúde. É membro fundador da Comcept – Comunidade Céptica Portuguesa.
Tem como interesses científicos primários literacia científica, metodologia de investigação, educaçao médica, infecções sexualmente transmisíveis, comunicação médico-paciente e gestão e informação em saúde. Se não fosse médico seria provavelmente músico; assim, junta o melhor dos dois mundos. É um optimista incorrigível.



Nuno Lobo Antunes nasceu em Lisboa e é neuropediatra. Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa, treino pós-graduado em Portugal e Nova Iorque. Internato policlínico, Estágio de Saúde Pública, Internato complementar de Pediatria, Neurology Residency na Columbia University, New York.
Diretor Clínico do PIN, Neuropediatra especialista em Perturbações do Desenvolvimento, autor de vários artigos científicos nacionais e internacionais.
Ganhou o prémio Pfizer para Jovens Investigadores (1974, 1976, 1998 NY), Profissional do Ano pelo Rotary Clube Lisboa Norte (2013).


Filipe Magalhães Ramos é médico cirurgião e ex- assistente de farmacologia na Universidade de Medicina do Porto. Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto-Hospital de São João, distinguido com Prémio do Melhor Aluno do 6º ano Médico. Realizou o Internato Complementar de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico – Facial no Hospital de São João, no Porto, tendo obtido a classificação final de 19,2 valores. Foi Assistente da Unidade Curricular de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto de 2009 a 2013. Foi Assistente do Módulo de Cabeça e Pescoço das II e III edições do Mestrado em Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. É doutorando da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
António Coimbra de Matos
"Medicina Psicossomática e Piscoterapia Baseada na Ciência"
António Coimbra de Matos é psiquiatra, pedopsiquiatra e psicanalista e uma figura incontornável na história da saúde mental em Portugal, com incidência no estudo da depressão. Formou-se em Medicina na Universidade do Porto e especializou-se em Psiquiatria. Foi director do Centro de Saúde Mental Infantil e Juvenil de Lisboa, onde trabalhou com João dos Santos, o pai da pedopsiquiatria portuguesa, fundador e presidente de várias sociedades científicas, professor no ISPA e na Faculdade de Psicologia de Lisboa.
Em 2012, nos EUA, foi premiado como Distinto Professor de Psicanálise. É autor de variados artigos e livros.

https://lh3.googleusercontent.com/Io_-5YoS-PjxMoOmBsrcCqqzcpWrInKPQjLayxFpgXKrloCFRpPrcjbW3FmDhkeEh9U7PA=s147